18
Set 08

 

Cansados da administração do republicano George Bush, a expectativa é que os americanos elejam, desta vez, um democrata. E a mudança tem um nome - Barack Obama que depois da vitoria interna sob Hillary Clinton, reune agora forças para derrotar o republicano John McCain.

 

Obama o senador negro, filho de imigrante do Quénia é um fenómeno político que se mostrou capaz de mobilizar estudantes universitários e jovens em geral no processo eleitoral, o que não aconteceu nas últimas eleições. Defende que os EUA comecem, já em Março,a retirar as tropas do Iraque, e parem com as práticas incompreensíveis de "embarcar prisioneiros no escuro da noite para serem torturados em países distantes, e deter milhares sem acusações ou julgamento, mantendo uma rede de prisões clandestinas fora do alcance da lei".

 

Ele fala em encontrar parceiros para extinguir as forças da Al Qaeda, e pressionar Iráo e Síria a abandonar suas políticas de armamento nuclear. Não descarta, porém, o uso da força militar e acções unilaterais, caso necessário defende um envolvimento mais forte no Médio Oriente e Ásia, de preferência com apoio internacional. Defende, também, apoio (económico, político, educacional) às forças moderadas do islamismo, para contrapor, com esperança, o medo alimentado pelos radicais.

 

Tornou-se assim a esperança de muitos americanos, o desejo de mudança e a oportunidade no nascimento de um mito. Cai sobre ele ate este momento a preferência dos americanos independentemente da sua posiçao social ou faixa etária.

 

É de facto mais uma novela a americana, que espero não tenha o mesmo desfecho da de John Kennedy e da de Martin Luther King.

 

Pachecokbk às 23:07
tags:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Setembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
12
13

14
15
16
17
20

21
22
23
24
26
27

29


RSS
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO