26
Ago 09

Nenhum outro festival de música teve tanta repercussão e tanta importância como este. Apesar de outras edições e de outros grandes festivais de música, Woodstock permanece como o mais importante evento musical da história contemporânea.


O mundo e especialmente os Estados Unidos passavam por tempos difíceis de guerra, violência e desilusão. A década de 60 foi a mais conturbada década do século e chegava ao fim com uma sensação de vazio, e é nesse clima de final de festa que o maior evento de música alguma vez realizado encontra terreno fértil para se consolidar. O festival de Woodstock, realizado em 15 de Agosto de 1969, reuniu uma multidão de mais de 450 mil jovens para 3 dias de amor e música.

O festival foi idealizado e levado a cabo por quatro jovens, John Roberts, Joel Rosenman, Artie Kornfeld e Michael Lang. Roberts e Rosenman eram jovens milionários procurando um investimento interessante para seu dinheiro. Lang e Kornfeld tinham ideias interessantes e originais, pensavam em fazer uma gravadora independente especializada em rock localizada numa cidadezinha afastada de Manhattam chamada Woodstock e realizar um festival misturando exposição cultural, concertos de rock e estilo de vida da cultura alternativa. O quarteto acabou por se encontrar e o evento foi ganhando forma.



Kornfeld explicou que o festival não deveria ser pensado como construção de palcos, assinatura de contratos ou venda de bilhetes. Woodstock deveria ser um estado de espírito, um acontecimento para se tornar um ícone de toda uma geração.

Woodstock superou todas as expectativas e revelou-se um verdadeiro fenómeno. Quase meio milhão de pessoas foram até Woodstock aproveitar 3 dias de mentes abertas, amor livre, drogas liberadas e muito rock. O festival originou um dos piores engarrafamentos em Nova Iorque, mas não houve nenhum acidente ou violência durante o festival. Criou-se uma nação dentro de uma nação, reunida por seus ideais e sua vontade de se divertir, embaladas ao som de The Who, Jefferson Airplane, Jimmy Hendrix, Janis Joplin, Joe Cocker, Bob Dylan, Santana e todos os grandes nomes do rock da era que hoje em dia são verdadeiras lendas.(De fora só ficaram, Led Zeppelin, afirmando não querer ser mais um nome no meio de muitos outros e os Doors, que atravessavam um período conturbado devido aos seus problemas de Jim  Morrison com a justiça).

O evento tornou-se um verdadeiro ícone, as dimensões de Woodstock foram além das 450 mil pessoas reunidas no festival, muitos dizem que Woodstock foi o fim de toda a ingenuidade e utopia que cercavam os anos 60, outros dizem que foi o apogeu de todas as mudanças e desenvolvimento na sociedade. Mas todos concordam que o festival foi um marco importante não só para a história da música, mas para a história de todos nos.


3 comentários:
Os Red Hot Chili Peppers esteve ai em 1999 07 25.
é grande festival e muito famoso!
Ainda funciona este festival?
Joaquim a 27 de Setembro de 2009 às 17:16

Vi agora o video youtube da musica " Give it Away" de RHCP na Woodstock .
muito fixe!
Joaquim a 27 de Setembro de 2009 às 17:18

Anos 60, sem dúvida uma grande época.Que mudou o ruma da historia mundial, da musica, e principalmente das mentalidades. Talvez nessa época as pessoas acreditavam mais no ser humano, do ke hoje em dia. E a musica, é a unica forma de chegar mais perto das pessoas.Esse evento sem duvida contribui muito, para essa mudança.infelizmente hoje em dia esse tipo de evnto ja nao existe.
Agora só nos restao a historia, para contar aos nossos filhos e netos.
"PUT DOWN YOUR GUNS, PICK UP YOUR GUITARS"
Ana Fernandes. a 1 de Outubro de 2009 às 16:20

Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14
15

16
17
19
20
21
22

23
24
25
27
28
29

30
31


RSS
2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO